Videocirurgia

Colecistectomia - Retirada da Vesícula Biliar

Informações Gerais

Por que realizar?

Presença de pedras na vesícula, micropedras, barro biliar ou pólipos que podem causar dor abdominal, náuseas e vômitos após alimentação gordurosa. O paciente pode ficar sem sintomas durante muito tempo e, a qualquer momento, sofrer uma crise aguda de dor (como se fosse apendicite aguda). Nesses casos, em que uma dessas pedras obstrui o canal da vesícula e causa infecção, o paciente deve operar em caráter de urgência.Por este motivo se indica a cirurgia eletiva, isto é, marcando a cirurgia para o melhor dia e horário para o paciente evitando a realização da cirurgia de urgência com riscos de infecção e desconhecimento do cirurgião que fará o procedimento porque na maioria das vezes o paciente será atendido pela equipe de plantão do hospital.

A cirurgia também é necessária quando as pedras passam através do canal e obstruem o canal principal do fígado, chamado de colédoco, obstruindo, adicionalmente, o canal do pâncreas. O resultado disso é pancreatite aguda biliar, uma doença ainda mais séria, a qual requer, em muitos casos, internação hospitalar por vários dias, e eventualmente causa complicações graves como infecção, podendo levar à morte.

Outra situação em que existe indicação de cirurgia é a presença de pólipos na vesícula biliar.

A vesícula biliar não faz falta?

A vesícula biliar é somente um órgão armazenador da bile produzida pelo fígado. Ela não produz nada, somente armazena. Quando é retirada, o fígado recupera a sua função eliminando mais bile após alimentações mais gordurosas

Recomenda-se que, nos primeiros 30 dias de pós-operatório, o paciente mantenha uma dieta sem gorduras para evitar desconfortos, dor abdominal, náuseas ou diarréia.

Por que retirar a vesícula, e não somente os cálculos?

Porque a vesícula é formadora de cálculos. A causa geralmente é hereditária. O processo se inicia pela concentração de bile, avança para a formação de barro biliar, e, por fim, dos cálculos. Se a vesícula não for retirada, novos cálculos serão formados em pouco tempo. 

Anatomia da vesícula biliar

Anatomia da Vesícula Biliar

Vídeos

Colecistectomia NOTES

Colecistectomia por Minilaparoscopia

Colecistectomia por Singleport

Coledocoduodeno Anastomose

Exploração Laparoscópica de Vias Bilares