Videocirurgia

Herniorrafia Hiatal - Correção de Hérnia de Hiato
e Refluxo Gastro-Esofágico

Informações Gerais

O que é?

Hérnia de hiato é a passagem do estômago para dentro do tórax através do hiato diafragmático, uma membrana muscular que divide o tórax do abdômen e possui um orifício pequeno por onde passa o esôfago. Quando este orifício está mais alargado do que o habitual, o que significa uma alteração anatômica, parte ou grande parte do estômago passa para dentro do tórax.

Geralmente, a DRGE - Doença do Refluxo Gastro-Esofágico - é provocada por uma alteração do funcionamento da válvula cárdia (situada entre o esôfago e estômago). A válvula cárdia é um esfíncter por onde ocorre a passagem do alimento que desce do esôfago em direção ao estômago – uma de suas funções é impedir, após a passagem, o retorno dos alimentos  líquidos ou sólidos.

Quando esta válvula não funciona bem, principalmente pela presença da hérnia de hiato, ocorre o refluxo gastro-esofágico com maior ou menor intensidade. Com isso, o ácido do estômago passa para o esôfago e até mesmo para a boca, provocando queimaduras e inflamações ao longo do trajeto. A inflamação da mucosa do esôfago se chama esofagite, e  pode ser de leve até severa intensidade, com ulcerações em sua parede interna.